Nesta edição, vamos enfatizar os resultados do nosso estudo anual de clientes WhistleB 2018 sobre denúncias corporativas. Este é o terceiro ano em que realizamos o estudo e as respostas vêm de uma série de clientes que possuem nosso canal de denúncia de irregularidades.

 

O contexto para o estudo é um ano durante o qual a denúncia foi realmente o foco, recebendo uma atenção muito mais positiva da mídia, líderes organizacionais e reguladores. Os principais resultados refletem esta visão mais favorável sobre a denúncia de irregularidades.

 

  1. Os clientes recebem significativamente mais relatórios de denúncia

Em média, as organizações receberam uma mensagem a cada 400 funcionários, por ano, o dobro da pesquisa do ano passado. Este incremento é provavelmente fruto da mudança de atitude em relação aos denunciantes e pelo fato de que mais organizações estão abrindo seus sistemas para partes interessadas (ver item 4 abaixo).

 

  1. Relatórios fornecem informações valiosas, mas o anonimato é um fator crítico de sucesso

Os clientes informaram que muitas mensagens de denúncias levaram a investigações e indicaram que as mensagens dos denunciantes permitiram que eles agissem antecipadamente contra a má conduta. No entanto, a opção de relatar anonimamente, juntamente com a mais rígida segurança de dados, é essencial; aproximadamente metade das mensagens levou a um diálogo anônimo.

 

  1. As irregularidades financeiras e os abusos relacionados ao local de trabalho são mais comumente relatados. A segurança é nossa principal prioridade.

Quase metade de todos os relatórios recebidos pelos entrevistados eram sobre fraude econômica e irregularidades de algum tipo. No entanto, os problemas de abuso relacionados ao local de trabalho também aumentaram durante o último ano.

 

  1. As partes interessadas estão mais propensas a relatar

Embora os colaboradores continuem sendo a principal fonte de mensagens de denúncia, fornecedores, clientes e outras partes interessadas são cada vez mais propensas a denunciar. Atribuímos isso a organizações que veem as denúncias, cada vez mais, como uma parcela proativa de seu trabalho de ética nos negócios.

 

  1. Relatórios online dominam

Nossos clientes recebem 90% de seus relatórios por meio do canal on-line. Isso se deve à abrangência dos dispositivos inteligentes, à facilidade com que evidencias podem ser anexadas a relatórios on-line e a requisitos mais rigorosos no gerenciamento de informações pessoais.

 

 

Para obter uma cópia completa do relatório ou se você tiver outras dúvidas sobre denúncias corporativas, sinta-se à vontade para entrar em contato com:

Jorge Secaf, Representante da WhistleB no Brasil, [email protected] +55 11 3819-3338 | 99451-5012

Karin Henriksson, Co-Fundadora da WhistleB, karin.[email protected] +46 70 444 32 16.

 

Também gostaríamos de organizar eventos conjuntos e webinars, onde podemos apresentar essas descobertas e compartilhar as melhores práticas para audiências apropriadas, ou para escrever artigos compartilhados no campo da denúncia de irregularidades, conformidade e investigações.

 

Atenciosamente,

WhistleB.

 

Entre em contato conosco em: [email protected]

How can I help you?
+

Hi,

Please, fill in the form, and we will get back to you shortly by e-mail.

Footer form EN

  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.